8 de maio: debate sobre mulheres, trabalho e sindicato
Marcado por diversas mobilizações de mulheres, este 8 de março – dia Internacional das Mulheres – também contou com mobilização de trabalhadoras e trabalhadores do IBGE em Santa Catarina. Logo pela manhã, no auditório da Unidade Estadual, diversas servidoras, servidores e trabalhadoras terceirizadas estiveram presentes na atividade “Mulheres, Trabalho e Sindicato”, debatendo sobre a desigualdade de gênero na sociedade, dentro do próprio IBGE e mesmo na ASSIBGE.
A primeira parte da atividade foi a exibição de “Acorda, Raimundo… Acorda!”, curta-metragem de Alfredo Alves, com Eliane Giardini e Paulo Betti, que questiona as relações de gênero e a posição da mulher dentro da sociedade. Em seguida, Roberta Raquel – professora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Camboriú, integrante do Sinasefe Litoral, doutoranda em Geografia pela UFSC – fez uma fala levantando dados e pontos para debate sobre a desigualdade de gênero na sociedade, nas relações de trabalho, na política, inclusive em movimentos sindicais e sociais.
Diversas pessoas participaram do debate, aberto a todas e todos presentes, compartilhando experiências, pontos de vista e opiniões sobre a iniquidade de gênero. Entre os temas levantados estiveram as opressões no âmbito privado e das famílias, a discriminação no mercado de trabalho, assédios morais, sexuais, estupros e feminicídios, barreiras impostas para participação política e disputa de cargos. Houve também destaque para os problemas enfrentados pelas servidoras do IBGE em Santa Catarina, como as discrepâncias entre o número de trabalhadoras e a quantidade de mulheres em cargos de direção: 35,4% das pessoas que trabalham no órgão no estado são mulheres, mas apenas 1 em 7 gerências (14,29%) e 7 em 36 (19,44%) supervisões são ocupadas por elas. Importante destacar também que a presença feminina é maior no segmento mais precarizado: 47,95% de APMs são mulheres, contra 28,16% de efetivos, segundo dados do Painel Estatístico de Pessoal (PEP) do MPOG.
Após o encerramento do evento – promovido pelo Núcleo de Santa Catarina da ASSIBGE, Sindicato Nacional das trabalhadoras e trabalhadores do IBGE – e durante todo o dia, parte das e dos presentes se somou às mobilizações – organizadas pelo 8M, movimentos sociais e diversas organizações – que aconteceram pela cidade. A programação completa das atividades e cobertura sobre elas pode ser conferida aqui:https://tinyurl.com/