ComunicaçãoNotícias

Na Semana da Consciência Negra, ASSIBGE promove debate sobre racismo

Nesta quinta-feira, 22/11, às 14h, no auditório da Unidade Estadual do IBGE em SC, o Núcleo SC do ASSIBGE vai promover um debate sobre o racismo, junto às trabalhadoras e trabalhadores do IBGE-SC, com a exibição do documentário “Mestre Moa do Katendê – A Primeira Vítima”.

Contando com a participação de Cauane Maia (mestranda em Antropologia Social na UFSC, onde pesquisa o protagonismo das mulheres negras pela perspectiva interseccional de raça, gênero e classe, integrante das Cores de Aidê e colunista do Portal Catarinas) e Charles Raimundo da Silva (doutor em Antropologia Social pela UFSC, articulador cultural e professor de percussão da Associação Cultural Arrasta Ilha), a atividade foi planejada para marcar a Semana da Consciência Negra, colocando em pauta as questões raciais no Brasil e o papel do IBGE na denúncia das desigualdades e do racismo estrutural presentes no país.

São dados coletados pelo IBGE, por exemplo, que revelam que pretos e pardos recebem, em média, mais de mil reais a menos do que brancos pelos mesmos empregos, que a crise e o desemprego afetam mais pretos e pardos do que brancos e que esses têm taxas maiores de analfabetismo.

Dados da violência também demonstram este quadro: negros e pardos representam 54% da população, mas são 71% das vítimas de homicídio e, enquanto as mortes de brancos caíram, as taxas de homicídio da população negra subiram 23,1%.

O debate e o combate permanente ao racismo são tarefas básicas e necessárias para quem defende um Brasil melhor e mais igual, compromisso do Núcleo SC do ASSIBGE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.