Neste sábado, live “…E agora, essa PNAD Covid?”
Nesses tempos, os/as trabalhadores/as do IBGE, como todo mundo, vivem uma espiral de acontecimentos e mudanças em seu trabalho. Após o choque do adiamento do Censo 2020, tivemos o início improvisado e a adaptação ao regime de trabalho remoto. Pouco depois, encaramos de forma súbita uma nova e volumosa pesquisa, em convênio com o Ministério da Saúde: a PNAD Covid.
O anúncio da pesquisa, seu treinamento e o início da coleta aconteceram subitamente e em tempo recorde, com a falta de transparência e de diálogo que tem caracterizado todas as iniciativas da atual presidência do IBGE, indicada pelo Governo Jair Bolsonaro.
O peso da nova pesquisa recaiu, como sempre, sobre a massa de trabalhadores temporários precarizados, que terão que dar conta da coleta por telefone, em condições pra lá de adversas, com informantes já selecionados anteriormente para responder à PNAD-C. O corpo técnico da casa também alega que não foi ouvido sobre o tema e pairam dúvidas sobre a metodologia e a eficácia da pesquisa no combate à pandemia.
E você, o que opina? Quais suas dúvidas?
Venha participar da nossa live sobre o tema, neste sábado, 16/05, às 15h, em nosso canal no Youtube, com os nossos convidados:
Luanda Botelho – Analista da Coordenação de População e Indicadores Sociais do IBGE, e diretora do Núcleo Chile da ASSIBGE-SN
Pedro Teixeira – Estudante de Geografia e Agente de Pesquisa e Mapeamento da Agência do IBGE em Florianópolis, atuando na coleta da PNAD-C e da PNAD Covid.
Victor Khaled – Diretor do Núcleo Santa Catarina da ASSIBGE-SN e Técnico da Agência do IBGE em Florianópolis. Atualmente supervisiona a coleta da PNAD-C e auxilia na supervisão da PNAD-Covid.