ComunicaçãoNotícias

Sindicato Renova Contrato com a UNIMED Grande Florianópolis

Em janeiro a UNIMED Grande Florianópolis encaminhou o comportamento financeiro dos últimos 12 meses demonstrando que a sinistralidade ficou em 105,12% , precisando de um reajuste técnico de 40,72% e mais 24,52% da inflação do período (Índice IGPM/FGV), de acordo com o nosso contrato. Devido à sinistralidade negativa somada à inflação alta do período, a UNIMED alegou que para garantir a manutenção do atual contrato com prestação de serviços de qualidade, seria necessário aplicar o índice de 65,48% a partir de março de 2021.

Solicitamos reunião com a UNIMED que devido à pandemia do corona vírus foi realizada por vídeoconferência. Nesta reunião participaram pela ASSIBGE os diretores Julio Cesar Pacheco Augusto e Ricardo dos Santos Mattei e pela UNIMED o gestor do nosso contrato, Sr. Alexandro Mattos Viricimo. Nesta reunião informamos sobre nossa discordância com a aplicação do índice de reajuste apresentado. Como de praxe, a Unimed nos passou planilhas referentes aos dados financeiros dos últimos 12 meses e também relatórios das cinco últimas negociações para demonstrar que os índices aplicados para recompor os custos sempre ficaram abaixo do encaminhado.

Apesar das alegações realizadas pela UNIMED pautadas em dados estatísticos e financeiros, mantivemos nossa postura contrária ao índice proposto e exigimos abertura de negociação. Diante de nossa negativa solicitaram que apresentássemos uma contraproposta e a Diretoria do ASSIBGE – Núcleo Sindical SC decidiu encaminhar contraproposta de reajuste zero, mesmo sabendo que a rejeitariam, podendo até romper unilateralmente com nosso contrato, mas tendo em vista o alto índice de recomposição apresentado sem que nossos usuários tivessem recomposição salarial nos últimos 5 anos, decidimos encaminhar a contraproposta desta forma.

Ainda em janeiro recebemos retorno da nossa contraproposta onde a UNIMED acatou em parte nossas ponderações e decidiu conceder um desconto de 50% reduzindo pela metade o índice contratual já apresentado, nos comunicando que aplicaria o índice de 32,74% a partir de março. Apesar de considerarmos um avanço a redução de 50%, ainda assim, ficou muito alto e decidimos novamente rejeitar o índice, reforçando os nossos motivos e solicitamos nova reunião de negociação para revisão dos cálculos.

Em 2 de fevereiro, após um exaustivo processo negocial, a UNIMED Grande Florianópolis nos encaminhou sua posição final cujo teor reproduzimos a seguir na íntegra abaixo: “Diante do exposto, com o intuito de manutenção da carteira de clientes, a Diretoria da UNIMED Grande Florianópolis através de um grande esforço decidiu revisar os cálculos aplicados reduzindo o índice contratual da sinistralidade e assimaplicar a partir da competência março/2021 o índice de 29,47%“.

A negociação chegou ao seu limite sendo esgotada a possibilidade de reduzir ainda mais esse índice e consequentemente o impacto que irá causar no orçamento familiar dos nossos usuários que se encontram sem recomposição salarial, mas reconhecendo que houve avanços significativos nessa negociação ao reduzir o índice inicialmente proposto em 55%.

Decidimos por renovar o contrato com a UNIMED por mais um ano, mesmo sabendo que daqui pra frente, diante da nossa atual realidade, não comportará mais estar em Plano Médico Privado sem que tenhamos uma recomposição dos nossos salários congelados há cinco anos. Hoje já temos muitos servidores fora de qualquer plano médico privado por falta de condições financeiras, dependendo única e exclusivamente do SUS – Sistema Único de Saúde e precisamos desde já fortalecer em nossa pauta a defesa do SUS público, gratuito e de qualidade, exigindo mais verbas para o seu funcionamento e lutando contra qualquer política que vise sua privatização, vindas de qualquer governo, que vise precarizar ainda mais seus serviços para atender aos tubarões da saúde.

Coordenação do Núcleo ASSIBGE/SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.