ComunicaçãoMalote Sindical

Malote Sindical #01 – 25/02/2021

Trabalhadores/as do IBGE! Esse é o seu Malote Sindical, que estamos lançando em formato de Boletim Eletrônico mensal. Além das principais notícias sobre o nosso sindicato, queremos compartilhar com vocês análises, opiniões e debates sobre diversos temas de interesse da categoria. Desde já, queremos também contar com a sua colaboração, e estamos abertos para o envio de textos, sugestões e contribuições de todos/as.

Nestes tempos de isolamento, de cuidado e tantas incertezas, o Malote Sindical quer ser uma voz da nossa unidade e resistência, um lembrete de que estamos todos/as juntos/as para além da distância física. Somos trabalhadores e trabalhadoras do IBGE! Aposentados/as, temporários/as, efetivos/as, censitários/as, terceirizados/as…. Ninguém fica de fora!

Nesta edição, destacamos a dura realidade do congelamento salarial e da perda do poder aquisitivo em meio ao estrangulamento fiscal de nossa economia. Alertamos para a gravidade das medidas da chamada “Reforma Administrativa”, que não só ameaça gravemente nossos direitos, como destrói a perspectiva de um serviço público para a democracia e a cidadania. Também trazemos uma contribuição de nossos/as companheiros/as de São Paulo sobre a irresponsabilidade no cronograma do Censo 2021, e informações sobre o plano de saúde.

Leia, comente, e envie seu texto para o Malote Sindical! Vamos amplificar a voz da resistência ibegeana! Abraços fraternos do Núcleo Sindical de Santa Catarina.

Variação recente do nosso poder aquisitivo

Confira o artigo elaborado pelo Núcleo SC analisando a variação do poder aquisitivo dos trabalhadores e trabalhadoras do IBGE e as perdas que tivemos.

Bolsonaro e Guedes seguem com a destruição do Brasil e a “Reforma Administrativa”

Atingido de maneira sem precedentes por uma pandemia mortal combinada com uma crise econômica e um governo que trabalha ativamente contra o país, o povo brasileiro tem mais uma grande ameaça no horizonte: a PEC 32/2020, enganosamente chamada de “Reforma Administrativa”. Leia o artigo completo!

Sindicato Renova Contrato com a UNIMED Grande Florianópolis

Leia mais sobre da negociação entre o sindicato e a UNIMED, bem como as alterações de valores no contrato.

Censo demográfico em plena pandemia? Texto do Núcleo SP da ASSIBGE-SN

Como teremos condições seguras para a realização de um Censo, com qualidade, em meio à pandemia? Qual será a receptividade dos informantes com nossos recenseadores? Todas essas questões precisam ser respondidas com urgência pela Direção do IBGE e discutidas junto às trabalhadoras e trabalhadores do órgão. Confira o texto completo!

Telegramas

Recados e notas rápidas

– O Brasil vive novo pico da pandemia, impondo restrição de atividades em muitas regiões. Santa Catarina, que está em quarto lugar no ranking de casos, agora está com o sistema de saúde saturado, perto do colapso. Mas isso não parece preocupar o conselho diretor do IBGE nem a direção da unidade estadual, que estão promovendo a volta de algumas atividades de campo. Apresentam uma portaria que pretende definir diretrizes e protocolos de segurança sanitária a serem seguidos pelos trabalhadores, mas não garante testagem frequente, não considera o risco de contato com informante que não usa máscara e ainda exige assinatura em termo de responsabilidade. A portaria ensina como usar a máscara e higienizar as mãos, mas esquece que o próprio presidente não dá o exemplo! Tente evitar o trabalho de campo, principalmente se estiver numa região de risco gravíssimo. E denuncie eventuais abusos e assédio ao sindicato.

– No dia 18 de Fevereiro parece ter se consolidado a ideia de que o IBGE está disposto a fazer o Censo 2021 independente de quaisquer circunstâncias sanitárias, com a divulgação do PSS para o Censo, e de um documento da CRH com um suposto “protocolo sanitário”. O documento deixa bastante claro, em suas insuficiências, que não há forma segura de promover a seleção, contratação e treinamento de mais de 200.000 pessoas em meio a pandemia. Que dirá a coleta de informações em todos domicílios brasileiros. Estão dobrando a aposta no Censo e tentando criar um “fato consumado”. A categoria ibgeana e a sociedade brasileira vão aceitar essa irresponsabilidade?

– No dia 23/01 e entre os dias 20/02 e 21/02 ocorreram em todo país as carretas Fora Bolsonaro. Em Santa Catarina não foi diferente, e o movimento ocorreu nas principais cidades do Estado, com destaque para duas concentrações massivas em Florianópolis, onde na última data uma bicicletada se somou ao ato. O mote do movimento foram os eixos estratégicos definidos nacionalmente pelas centrais sindicais e frentes de luta da sociedade civil organizada: Fora Bolsonaro, Vacina Para Todos e Auxílio Emergencial. Nossos companheiros da ASSIBGE/SC estiveram presentes, e junto às entidades de defesa do serviço público ajudaram a levantar também a bandeira do repúdio à Reforma Administrativa.

– Nos dias 26 e 27 de fevereiro ocorrerá a Plenária Nacional da ASSIBGE-SN, em formato online. Na pauta a ser discutida pelos/as delegados/as estão: Conjuntura Nacional, Reformas contra o Estado e Serviços Públicos e o Censo Demográfico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.