ComunicaçãoNotícias

Núcleo SC entrega carta para Diretores e Coordenador do IBGE

A voz das trabalhadoras e trabalhadores do IBGE em Santa Catarina se fez ouvir no encontro com a Direção, realizado no dia 21 de Março, em Florianópolis. Elizabeth Hypólito, Diretora de Pesquisas, Ivone Lopes Batista, Diretora de Geociências, Marcos Mazoni, Diretor de Tecnologia da Informação, Daniel Castro, Coordenador de Documentação e Disseminação de Informações e Roberto Kern Gomes, Superintendente do IBGE em SC, receberam a carta que foi construída com base nos temas discutidos em nossa última Assembleia, direcionada ao presidente Márcio Pochmann.

No documento reforçamos a necessidade de implementação da reestruturação da carreira do IBGE e defendemos o reajuste imediato dos salários dos temporários (APMs e APTs), com equiparação à remuneração inicial do primeiro nível dos cargos de nível médio, o fim do aditamento mensal do contrato, a prorrogação imediata em caso de greve, garantindo este direito constitucional, a prorrogação do tempo de contrato e o fim da quarentena de dois anos para reingresso no IBGE.

Também defendemos a necessidade de maior discussão com a rede sobre o plano de trabalho do IBGE, sobretudo com participação mais efetiva das Agências de Coleta, que sofrem na ponta as consequências da realização de pesquisas sem todas as condições necessárias à sua realização, devido à precarização do órgão. Por fim, reivindicamos a revisão e debate sobre a implementação da “Agenda IBGE” e a realização de um processo de remoção interna de servidores que anteceda as contratações do próximo concurso.

O coordenador do Núcleo Victor Khaled fez leitura dos principais pontos, provocando um importante debate. Além disso, mais colegas se manifestaram cobrando da Direção ações mais concretas na direção dos objetivos propagados de se avançar na integração dos diferentes setores do IBGE e na garantia da valorização do nosso órgão como núcleo estratégico de produção de informações para um país mais democrático e soberano.

Conheça o conteúdo completo da carta logo abaixo.

Carta-aberta-dos-trabalhadores-e-trabalhadoras-do-IBGE-em-Santa-Catarina-1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.