ComunicaçãoNotas e artigosNotícias

IBGE obriga temporário em SC a pagar os custos envolvidos em acidente de trabalho

✊🏿 Nós, da ASSIBGE/SC, pedimos apoio e solidariedade, divulgue e participe da campanha! As doações podem ser feitas na página: https://apoia.se/solidariedadeassibgesc

📣 Com indignação denunciamos a situação e pedimos apoio e solidariedade ao trabalhador temporário A. d. S. P., SCQ da Agência de Florianópolis que, envolvido em um acidente de trânsito, em meio à sua jornada de trabalho e atribuições laborais, foi condenado pela direção do IBGE a pagar o valor de R$ 900,00, relativo aos custos do conserto do veículo oficial e, em caso de condenação do IBGE em processo que corre na justiça federal, a cobrança de valores a terceiro envolvido no acidente.

😡 É absurdo que toda a responsabilização e os riscos envolvidos ao se conduzir veículo oficial para desenvolver o trabalho do IBGE recaiam exclusivamente sobre nós, trabalhadores e trabalhadoras, em especial as/os temporárias/os. Dirigimos sem seguro, sem adicional de periculosidade e sem nenhuma garantia para desenvolvermos nosso trabalho.

💥 Acidentes acontecem e todo mundo que dirige um veículo, ainda mais a serviço, em condições de stress e cansaço, subindo morros e/ou dirigindo por longas horas em estradas, muitas vezes de terra, ou no trânsito caótico de nossas metrópoles, está exposto ao erro. 

❗ Consideramos inadmissível que a política do IBGE seja de total omissão com nossas/os trabalhadoras/es, lavando as mãos em casos de acidente e impondo à vítima dessas condições a condenação financeira.

💬 Marcio Pochmann, é isso que o senhor chama de “gestão democrática e fortalecimento da representação sindical”?

🚨 Chega de insegurança e falta de condições mínimas para trabalhar! Exigimos um posicionamento da Presidência sobre esse absurdo, garantindo a quem dirige a segurança de que o IBGE se responsabilize por acidentes de trabalho, a menos que haja culpa grave do/a trabalhador/a.

ASSIBGE/SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.